14 de dez. de 2010

Meme das antigas - Meu livro preferido em 2010

Eu não sou um exemplo de leitora. E isso não é algo do qual me orgulho, pra deixar registrado.

Normalmente o que acontece é que eu fico com vontade de ler alguma coisa, aí pego um livro pra ler, devoro e não quero parar, mas começo outro meio chato e vou leeeendo. Aí já viu, abandono e só depois de 6 meses vai me dar faniquito de ler de novo.

Esse ano eu comecei ler a biografia do Howard Hughes, quem me indicou contou um pouco da história dele - que eu não sabia nada - que me pareceu muito legal. E até é bem interessante, mas o autor fica romanceando o livro, aí quando eu leio coisas como "Então Hughes sentiu seu coração bater mais forte" ou "nunca achou que poderia se enganar daquele jeito", eu fico muito irritada. Não com essas frases em si, até pq eu as inventei, não lembro se tem exatamente isso no livro, mas o que tem é o autor descrevendo sensações e sentimentos que ele não tem como saber se aconteceram mesmo. Toda vez que lia alguma coisa desse tipo me desligava da história e ficava com raiva. Claro que abandonei.

Aí se passaram alguns meses, a vontade voltou, eu passei por uma banca qualquer e decidi levar alguma coisa do meu amor pra casa. Como qualquer outro livro do Bukowski, terminei "Hollywood" num minuto e resolvi tomar vergonha na cara e começar a ler mais já que é algo que me deixa tão bem. (Eu não sei porque teimo em não fazer coisas que eu sei que me deixam feliz, enfim).


Acabei lendo livros ótimos, mas nada foi como a experiência de ler "A insustentável leveza do ser" do Milan Kundera. É maravilhoso a forma como ele consegue criar uma história tão emocionante pra falar de conceitos, idéias e pensamentos.

A forma como cada personagens vê e sente os mesmos acontecimentos de maneira diferente, e o jeito que eles entendem o mundo, e a vontade versus a realidade, e o passado de cada um, e a leveza, e o peso...

Teresa, Tomás, Sabina, Franz e, claro, Karenin estão num espaço muito especial do meu coração.

E o Milan Kundera também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário